quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Robson Lima de Souza  -  Histórico de tratamento no IPUB-UFRJ


Vim encaminhado para o programa OTSAM / PRASMET (Organização do Trabalho e Saúde Mental – Programa de Assistência em Saúde Mental dos Trabalhadores) do IPUB-UFRJ, coordenado pela Drª Sílvia Jardim, em 1997, por iniciativa do Dr. Ricardo Garcia, então, médico do trabalho do sindicato dos trabalhadores dos correios.  O encaminhamento a este serviço especializado se deu em razão de eu vivenciar situações no ambiente de trabalho na ECT, de intensa e continuada violência por parte da administração da empresa, pelo motivo de eu exercer representação de delegado sindical  e de membro eleito da CIPA e fazê-lo com independência e eficácia, obtendo conquistas e benefícios concretos para os trabalhadores, norteando minhas ações exclusivamente de acordo com os interesses dos trabalhadores, o que inevitavelmente  provocava choques com os interesses da administração da ECT, que opera uma gestão ainda hoje, baseada em princípios e valores de autoritarismo extremo herdados do período da ditadura militar, e que, acostumados com os vícios do autoritarismo e total impunidade de suas ações e omissões lesivas à sociedade e também acostumados a ter os sindicalistas dóceis e submissos, a quem cooptavam com facilidade e os manejava de forma a ajirem de maneira inofensiva a seus interesses, não convivem bem com reflexões e questionamentos dos paradigmas estabelecidos, vendo-me portanto, como um impecilho e tomando-me como um  desafeto a ser abatido e alijado.


  Naquele ambiente de brutal e implacável perseguição, eu ia tendo a minha capacidade de resistência minada gradativamente, na medida em que eu resisti por um tempo muito maior do que a maioria das pessoas que foram vítimas de semelhantes torturas, os algozes se viam desafiados e estimulados a ir sofisticando seus métodos e técnicas perversas alcançando requintes de crueldade, e como esse processo é um processo que se dá no contexto de relações de poder, com o empregador tendo supremacia de poder sobre o empregado, trata-se de uma experiência extremamente penosa e sofrida, que me causaram profundo e intenso sofrimento psíquico e emocional, debilitando-me sobremaneira.   Alguns trabalhadores mais antigos me diziam:  " Perseguição na empresa existe e sempre existiu, todos sabem disso, mas igual fazem contra você nós nunca vimos antes"
  
  Durante os 08 (oito) anos em que trabalhei na ECT, além de sofrer toda sorte de sabotagens ao meu trabalho, perpetradas justamente pelos chefes a quem incumbiam zelar pela qualidade do serviço,  acumulei uma gama de punições, todas ardilosamente forjadas, que tinham por objetivo criar condições para uma demissão por justa causa, todas essas punições porém, foram posteriormente anuladas pelo poder judiciário na justiça do trabalho, dada a abundância de indícios e evidências de abuso de autoridade e abuso de poder por parte da administração, tudo fartamente documentado nos processos judiciais.

Justamente por estas razões o tratamento no IPUB foi e é de imensurável benefício e prestimosidade para mim, pelo qual eu sou imensamente grato a todos envolvidos de alguma forma.

  Graças a este acolhimento e atendimento encontrado no IPUB eu pude fazer o enfrentamento contra a administração criminosa da ECT em condições mais favoráveis, e posteriormente me distanciar daquele ambiente hostil ao ser aposentado por invalidez em consequências dos danos sofridos.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário